O por quê?

A Noruega é algo mal resolvido dentro de mim desde minha viagem de mochila pela Europa. Conheci Oslo, Bergen, Flåm, fui á Bodø ver o sol da meia noite. Deparei-me com uma natureza exuberante! Uma combinação perfeita entre os tons azuis do céu e do mar, o verde das matas, e as montanhas com seus picos nevados refletindo nas águas, com aquelas casinhas coloridas dando um charme todo especial. Os fiordes se infiltraram de tal maneira pela minha retina, que quando penso neles, sinto até hoje, aquela sensação maravilhosa que todo mundo sente quando se está em um lugar extraordinário pela primeira vez. Aquela sensação deliciosa de sentir a pele arrepiar, o coração disparar, o fôlego sumir, os olhos se encharcarem. Tudo ao mesmo tempo. Ali, naqueles poucos segundos, a gente renasce. Sabe com é, né? Apaixonei-me na hora por aquele lugar, e sempre disse a mim mesmo: um dia voltarei!
Esse dia chegou! Ou melhor, está chegando! Vou enfim conhecer um pouco mais de perto a Noruega. Quero conhecer seu povo e seus costumes, fotografar sua natureza, e, sobretudo, provar e registrar sua gastronomia de norte a sul do país.
Para isso, escolhi uma maneira diferente de viajar, onde o meio de transporte permitisse uma integração completa com a natureza, me dando condições de sentir o tempo passar, sem pressa, de uma maneira que nunca fiz antes. Um desafio em busca do autoconhecimento, ao mesmo tempo em que meu condicionamento físico, minha força de vontade, minha superação e minha fé, fossem colocados a toda prova.
Sempre gostei de desafios, mas decidir fazer essa viagem não foi nada fácil. Confesso!
Assim como a viagem que fiz para o Everest, tomar a decisão de ir para a Noruega me tirou dias de sono. Minhas responsabilidades profissionais e como pai, surgiram como grandes obstáculos. Sem falar em grana e tempo disponível. Aprendi com os vikings, que para seguir em frente, é preciso deixar algumas coisas para traz. Este povo extraordinário ateava fogo em seus próprios navios antes de seguir para guerra, não restando alternativa, a não ser, vencer a batalha e conquistar o povo oponente. No momento, dou um tempo na minha rotina, quebrando paradigmas de que a vida deva ser totalmente planejada do começo ao fim. Pra mim, a vida tem que ser apaixonante, e uma das maneiras de se apaixonar por ela, é se permitir realizar o que sempre se sonhou e quis fazer.
Sigo em busca de mais um sonho! Talvez o mais desafiador de toda a minha vida! Um sonho que precisa ser planejado e que requer atenção em todos os detalhes.
Vou pedalar por toda costa do litoral da Noruega!
Partindo da capital Oslo, vou até a divisa com a Rússia, quase 5000 Km acima, atingindo 71º de latitude norte, chegando ao ponto mais setentrional da Europa, em um território totalmente desconhecido para mim, cerca de 800 km acima do Circulo Polar Ártico (66º de latitude norte), enfrentando chuva, vento e uma temperatura ente -5 á + 20 ºC.
Serão mais de 100 dias de bike em busca de receitas culinárias, equipado apenas com o básico que uma bicicleta e um trailer podem carregar, como barraca, saco de dormir, fogareiro, GPS, máquina fotográfica e as roupas necessárias para enfrentar chuva e frio.
Como se essa aventura não fosse excitante por si só, vou ser o primeiro brasileiro a percorrer todo o litoral norueguês, já que não tenho referências anteriores desta viagem.
Acredito em minha capacidade de organização e planejamento. Preciso estar atento a qualquer eventualidade e “tentar” prevê-las. Condições da pista, do clima, do desgaste da bicicleta e do meu próprio corpo… tudo isso são questões que tenho que me antecipar desde já e pensar em todas as possibilidades.
Contudo, o mais difícil já está feito, e o primeiro passo já foi dado. As passagens estão compradas. Agora, é se preparar física e mentalmente para esse desafio que muitos acreditam que seja loucura, mas que para mim, é um sonho perfeitamente possível.
A viagem já começou! Acompanhe pelo blog toda preparação, treinamento e os próximos passos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s