KAKADU E LITCHFIELD NATIONAL PARKS – TERRITÓRIO NORTE – CICLOTURISMO AUSTRÁLIA – VOLTA AO MUNDO

TEMPORADA AUSTRÁLIA

EPISÓDIO #7

KAKADU E LITCHFIELD NATIONAL PARKS – TERRITÓRIO NORTE – CICLOTURISMO AUSTRÁLIA

Neste episódio vamos conferir as últimas atrações do Território Norte da Austrália. Já conhecemos a região de Uluru, passeamos de balão por Alice Spring e agora vamos a Darwin conhecer os parques nacionais de Kakadu e Litchfield que são territórios habitados por aborígenes há milhares de anos, e sua incrível natureza. Quero lembrar que devido seu enorme território, não teria tempo de conhecer toda Austrália de bicicleta, e elegi algumas atrações imperdíveis para conhecer de transporte convencional como avião e ônibus.

Darwin é a capital e a maior cidade do Território do Norte da Austrália, e conta com uma população de 150 mil hab., e é a porta principal para conhecer os Parques Nacionais de Kakadu e Litchfield.

O parque nacional de Kakadu está localizado a 3 horas de ônibus de Darwin. É o maior parque nacional da Austrália com 20 mil km² englobando florestas tropicais, escarpas acidentadas, abundante flora e fauna e ainda é um importante centro de preservação da cultura aborígene, onde se encontra a maior quantidade de pinturas rupestres aborígene do mundo. As pinturas representam a vida e a cultura dos aborígenes, e são encontradas em pequenas cavernas,, fato que rendeu ao parque o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Kakadu abriga 1/3 das espécies de pássaros encontradas na Austrália, com uma grande parte desta população sendo migratória. O parque também serve de abrigo para mamíferos e répteis, que podem ser encontrados em diferentes ecossistemas como mangue, alagados, florestas tropicais e serrado. O parque abriga muitas cachoeiras e poços onde um banho para se refrescar do calor infernal é sempre muito bem vindo.

O Parque Nacional de Litchfield, cobre aproximadamente 1500 km2, e fica a 100 km de Darwin. atraindo mais de 260.000 visitantes todos os anos. O parque recebeu esse nome em homenagem ao famoso explorador australiano, Frederick Henry Litchfield. Dentro do território do parque nacional existem áreas sagradas de alto poder espiritual para os aborígenes que vivem na área há milhares de anos. O parque abriga uma rica flora arborizada e floresta tropical presentes ao longo dos desfiladeiros profundos que foram criados ao longo do tempo devido à passagem das correntes de água e cachoeiras presentes no solo. Entre a vegetação também se encontra uma grande quantidade de orquídeas e lírios distribuídas entre florestas e pântanos. Entre a fauna encontramos um grande número de mamíferos como o canguru, o gambá, a raposa , pequenos roedores, ou espécies raras como o gigantesco morcego fantasma. O parque também é o lar de centenas de pássaros, répteis e anfíbios, como os crocodilos marinhos. Uma das principais atrações do parque são os grandes cupinzeiros em forma de cunha que podem chegar a mais de 6 metros de altura.

Os indígenas que habitam a região há milhares de anos são os povos Kungarakan e Marranunggu, para os quais seus espíritos ancestrais ainda estão presentes nas paisagens, em suas plantas e animais, por isso a manutenção natural de toda a região é muito importante. As principais atrações do Parque estão conectadas por uma estrada de fácil acesso e existe uma variedade enorme de trilhas para chegar as cachoeiras, riachos, piscinas cristalinas, cavernas, bosques, savanas e que permite observar a vida selvagem de toda a área florestal. E as ruínas de uma civilização há muito esquecida. As quedas de Wangi são uma cachoeira segmentada em Wangi Creek localizada dentro do Parque Nacional Litchfield no Território do Norte da Austrália. A cachoeira desce de uma altitude de 84 metros acima do nível do mar por meio de uma série de camadas segmentadas que variam em altura entre 41-52 metros A piscina de mergulho na base das cataratas é um local popular para nadar, no entanto, costuma ser fechada após chuvas significativas devido a presença de crocodilos na área.

A viagem ao redor do globo continua!

Para adquirir um exemplar do livro NORUEGA BY BIKE, mande um e-mail para: atmagalhaesbybike@gmail.com , com o título: LIVRO NORUEGA BY BIKE, com seu nome, endereço de entrega e comprovante de depósito. Dados bancários: Aurélio Tanuri Magalhães CPF: 151.956.888.69 Banco Itaú Agência: 8482 Conta Corrente: 05369 4

A jornada ao redor do globo continua.

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Se inscreva no canal! Curta, compartilhe, comente! Seu envolvimento ajuda a me manter motivado! Para APOIAR o projeto e me dar aquela forcinha, conheça minha campanha de FINANCIAMENTO COLETIVO,: https://apoia.se/dachinaparacasabybike , as recompensas começam a partir de R$ 8 por mês.

Obrigado por me seguir!

Facebook: @aureliomagalhaesbybike

Instagram: @aureliotanurimagalhaes

Blog: http://www.atmagalhaes.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s