O MAIOR TEMPLO BUDISTA DO MUNDO – CICLOTURISMO BOROBUPUR – MALÁSIA – VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA

TEMPORADA MALÁSIA

EPISÓDIO #3

O MAIOR TEMPLO BUDISTA DO MUNDO – CICLOTURISMO BOROBUPUR – MALÁSIA – VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA

Minha passagem por Yogyakarta foi rápida, no entanto muito intensa. A cidade é um importante centro artístico, cultural e educacional da Indonésia, e o destino mais procurado da Ilha de Java, graças as suas ruínas, mesquita secreta, e principalmente ao templo de Borobudur, o maior templo budista do mundo.

Me hospedei na casa de Sutardi, membro do Couchsurfing que aceitou o meu convite. Ele mora em uma casa muito simples no subúrbio da cidade com seus pais e dois irmãos. Foi uma das experiências mais marcantes da viagem até agora. Família humilde, sem grandes recursos. Sua pequena casa é sustentada com água de poço, não tem geladeira, chuveiro, vaso sanitário, forro no teto. O piso é de chão batido, a paredes sem reboco e quase não existe conforto. A pequena TV preta e branco exibe uma imagem com chuvisco intenso, o fogão é de lenha e os animais como galinha e cabra são criados no quintal. Na sala, uma cama de casal, um banco de madeira, uma pequena mesa e iluminação precária, assim como o restante da casa. Sutardi, segundo ele próprio, hospeda pessoas em sua casa para aprimorar o seu inglês e para fazer contatos com pessoas e culturas de todos os lugares do mundo, pois tem sonhos de conhecer alguns países e pretende ser retribuído de alguma forma. Ao mesmo tempo, sabe que oferece em sua casa uma experiência única para os visitantes. Sutardi trabalha em uma agência de turismo. Ele me levou para passear no mercado próximo a sua casa e foi me guia, me dando uma aula na visita que fizemos ao Castelo Taman Sari. Taman Sari, também conhecido como Castelo das Águas foi erguido no século 18, e foi o antigo jardim real do Sultão, onde suas piscinas eram usadas por ele e pelas concubinas.

Os túneis e a mesquita subterrânea são bastante interessantes e vala a visita guiada para saber um pouco mais da história e da cultura pregada na época.

Um dos pontos marcantes da minha passagem pela Indonésia foi o carinho que recebi pelos locais, principalmente nas ilhas de Sumatra e Java. Sempre fui recebido com um sorriso no rosto e uma certa curiosidade, e não foram raras as vezes que fui surpreendido com um pedido para tirar uma foto. Homens, mulheres, adolescentes, famílias inteiras… me senti meio que famoso até! Na verdade não sei se são sempre assim ou se foi por que estávamos em plena a Copa do Mundo no Brasil.

Situado na parte central da ilha de Java, Borobudur é considerado o maior templo budista do mundo. Construído no século IX d.C., o templo ainda é local de peregrinação até os dias de hoje, onde uma vez por ano os budistas da Indonésia celebram o Vesak, o festival em comemoração ao nascimento de Sidarta Gautama, ou simplesmente Buda!

O santuário é a atração mais visitada da indonésia e desde 1991 tornou-se patrimônio mundial da Unesco.

O templo é decorado com 2 672 painéis em relevo e 504 estátuas de Buda. A abóbada central está rodeada por 72 estátuas, cada uma delas sentada numa Estupa perfurada. O monumento guia os peregrinos através de um extenso sistema de escadarias e corredores com 1 460 painéis narrativos em relevo nas paredes e nas colunas de sustentação, sendo o maior e mais completo conjunto de relevos narrativos budistas do mundo.

O templo tornou-se conhecido mundialmente a partir de 1814,Desde então o monumento passou por várias restaurações, o maior delas levada a cabo entre 1975 e 1982 pelo governo da Indonésia e pela UNESCO.

A viagem ao redor do globo continua! Para adquirir um exemplar do livro NORUEGA BY BIKE, mande um e-mail para: atmagalhaesbybike@gmail.com , com o título: LIVRO NORUEGA BY BIKE, com seu nome, endereço de entrega e comprovante de depósito. Dados bancários: Aurélio Tanuri Magalhães CPF: 151.956.888.69

Banco Itaú Agência: 8482

Conta Corrente: 05369 4

A jornada ao redor do globo continua.

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA. Se inscreva no canal! Curta, compartilhe, comente! Seu envolvimento ajuda a me manter motivado!

Para APOIAR o projeto e me dar aquela forcinha, conheça minha campanha de FINANCIAMENTO COLETIVO,: https://apoia.se/dachinaparacasabybike , as recompensas começam a partir de R$ 8 por mês.

Obrigado por me seguir!

Facebook: @aureliomagalhaesbybike

Instagram: @aureliotanurimagalhaes

Blog: http://www.atmagalhaes.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s