Capadócia: Mais um sonho realizado!

A chácara onde Eric e eu estamos hospedado fica na cidade de Nar, cerca de 16 km de Goreme, o coração da Capadócia. É um lugar simples, aconchegante, que nos possibilitou um bom descanso, apesar do banho de mangueira de água fria.

Semih, o dono da chácara, liberou a nossa estadia por tempo indeterminado e com isso tivemos tempo para conhecer as principais atrações da região com muita calma. Eric vai esperar a namora e deve ficar por aqui até o final do mês. Eu vou meter o pé na estrada e seguir para o sul da Turquia.

IMG_1876

A simpática cidade de Nar, Capadócia – Turquia.

IMG_6517

Goreme, Capadócia – Turqia

Depois de dois dias usando a bike para conhecer a região, optamos em alugar uma scooter para visitar as atrações mais distantes (17 euros por dia). Entre Nar e Goreme é preciso atravessar uma grande montanha e a região é super ondulada. A atração mais longe que visitamos foi a Cidade Subterrânea de Kaymakli, 28 km distante da nossa chácara. Também visitamos o Castelo de Uçhisar, os museus a céu aberto de Goreme e Zelve, a cidade de Avanos, alguns vales e ainda fiz um belo passeio de balão.

IMG_6505

Eu e Eric explorando a Capadócia. Turquia.

IMG_6509

Goreme, Capadócia – Turquia.

 

IMG_6569

Eric e eu na Scooter em frente a chácara de Semih, em Nar, Capadócia, Turquia.

A dica para economizar é comprar um cartão que permite acesso aos principais museus da região. Com direito a 7 atrações, o passaporte sai por 15 Euros mais ou menos. Sei que existe um outro tipo de cartão que da direito a visitar todos os museus do país. Vale a pena dar uma pesquisada se tiver a intenção de vir para cá. Para economizar com o passeio de balão, caso não esteja incluído no seu pacote, vá direto a uma operadora. Eu consegui 33% de desconto na Anatolian Ballons, e acabou saindo por U$ 100, com direito ao transfer de ida e volta, um lanchinho de desejum, champanhe ao final do passeio e um certificado. O voo dura entre 45 minutos e uma hora, de acordo com as condições do vento. Aliás, fique esperto e não deixe para fazer o passeio no último dia. Meu passeio foi adiado devido aos fortes ventos. Eu não costumo fazer propaganda negativa aqui no meu blog, mas se estiver afim de fazer como eu e Eric, e alugar uma moto ou coisa assim, NÃO vá ao HITCHHIKER TOUR. Além de impessoais, são extremamente mal educados, trapaceiros e mentirosos. Não vou entrar em detalhes… mas fica a dica! Já na Anatolian Ballons, pode ir sem medo!

Se você tiver tempo de conhecer tudo, vale a pena! Mas se estiver com tempo apertado sugiro o seguinte:

Existem mais de 30 cidades subterrâneas na Capadócia. As mais famosas são Derinkuyu e Kaymalkli. Embora a primeira seja mais profunda, a segunda é maior e mais interessante com 8 andares abaixo do nível do solo, sendo 4 abertos ao público. Com passagens estreitas, sinuosas, com longos túneis baixos e inclinados, as cidades subterrâneas foram construídas para servir de abrigo e esconderijo quando exércitos inimigos se aproximavam. Equipada com estábulos, adegas, armazéns, cozinhas, salas de repouso, quartos e igrejas, estima-se que mais de 3000 pessoas habitaram a cidade subterrânea de Kaymakli. O calcário poroso predominante na região da Capadócia é de fácil escavação, e sua superfície exótica é desenhada por formações geológicas únicas, provenientes de atividades vulcânicas e pela erosão da chuva e do vento durantes séculos. Sugere-se que as cavernas remontam a época dos Hititas, 1300 a.C., sendo expandidas ao longo dos séculos. Vale a pena contratar um guia ou fazer como fizemos, seguir um grupo guiado e entender melhor como funcionava o sistema de fuga e proteção, ventilação, e como supostamente as pessoas se organizavam para se alimentar e viver longos períodos lá dentro.

O Castelo de Uçhisar é o ponto mais alto da Capadócia, pelo menos turisticamente falando. De origem vulcânica, lembra um cenário de ficção científica, ou simplesmente um enorme formigueiro. O castelo oferece a melhor vista do pôr-do-sol e a entrada sai por 2,5 euros. Não está incluído no passaporte que mencionei acima.

O museu de Goreme faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984. O acervo é formado basicamente por igrejas escavadas nas rochas, com destaque para a Igreja Escura, a mais conservada e colorida, com painéis que ilustram acontecimentos bíblicos. Eu curti mais o Museu de Zelve. Lar de uma das maiores comunidades da região, o Museu a céu aberto de Zelve só foi desocupado na década de 50, devido ao risco de desabamento causado por erosões. O museu está localizado em 3 vales interligados que são protegidos por montanhas íngremes de coloração avermelhadas. As montanhas foram escavadas e transformadas em aldeia. É o melhor exemplo da verdadeira arquitetura local.
Todos os vales possuem formações geológicas bem interessantes. Mas a melhor maneira de apreciá-los é fazendo um passeio de balão! E é isso que a Capadócia oferece de melhor. É claro que as vistas de outros pontos são realmente bastante interessante e se vê tudo que é visto de cima do balão. Inclusive existe alguns cafés na beira da estrada com excelentes vistas. Mas de balão a perspectiva muda! O balão chega por cima, bem pertinho das formações, passa devagar, oferecendo tempo para apreciar os detalhes. Sem falar na vista do sol nascendo! Uma energia boa! Eu fiz o passeio na noite de lua cheia! Sensacional! Depois o sol veio com tudo, ajudando a espantar um pouco do frio que fez a noite. Aliás um frio inesperado onde a geada pegou os agricultores da região de surpresa, queimando os brotos da parreiras e de diversas árvores frutíferas que eclodem nesta época do ano.
O passeio de balão é caro! Mas posso dizer que vale apena! Assim como valeu cada quilômetro pedalado para chegar na Capadócia!
IMG_1854

Vista de Goreme a partir de Uçhisar, Capadácia. Turquia.

IMG_1856

Castelo de Uçhisar, Capadócia. Turquia.

IMG_6460

Éric e eu desbravando a região da Capadócia. Turquia.

IMG_6495

Formações geológicas típicas da Capadócia. Turquia. 

IMG_6524

Museu a céu aberto de Goreme, Capadócia. Turquia.

IMG_6522

Capela no museu de Goreme, Capadócia. Turquia.

IMG_6526

Afresco do Museu de Goreme, Capadócia. Turquia.

IMG_6588

Museu a céu aberto de Zelve, Capadócia. Turquia.

IMG_6593

Aldeia que faz parte do acervo do museu de Zelve. Capadócia. Turquia.

IMG_6597

Formações geológicas do Vale de Zelve, Capadócia. Turquia.

IMG_6598

Um dos melhores exemplo da arquitetura de Capadócia. Museu de Zelve. Turquia.

IMG_1886

Passeio de balão em noite de lua cheia. Capadócia. Turquia.

IMG_1904

Sol nascendo. Capadócia, Turquia.

IMG_1965

Balão entre as formações geológicas típicas da Capadócia. Turquia.

IMG_6562

Mais um sonho realizado! Passeio de balão na Capadócia. Turquia.

 

 

6 comentários em “Capadócia: Mais um sonho realizado!

  1. Ronny The Penguine disse:

    Hi Aurelio those are again great pictures . What did you do next for a goal?
    But I can not click on the pictures on your website and make them bigger! What’s going on there?
    Big hug Ronny!

  2. Ronny The Penguine disse:

    You want to be in the summer 2017 in Germany ?

  3. nonatanuri@hotmail.com disse:

    Nossa que bonito os castelo em ceu aberto

    achei interessante !!! saudade !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s