Moscou: Apaixonei!

Meu vou de Nova Deli para Moscou atrasou 6h. Por conta disso, fiz um cansativo voo noturno chegando na capital da Russia com o dia amanhecendo. A fila da migração estava enorme. Levei quase duas horas para receber o carimbo no meu passaporte. Aí, peguei minha bagagem e fui fazer os procedimentos de praxe. Toda vez que mudo de país, troco o chip do celular, e troco ou saco uma grana. Esses procedimentos são fáceis, complicado mesmo é arrumar uma condução para me tirar do aeroporto. Ou é caro, no caso do táxi, que às vezes é pequeno demais para a caixa da bike, ou dá um trabalho danado, se decido usar o transporte público. Nesse caso, saio carregando aos trancos e barrancos toda minha parafernália. O ideal, é montar a bike e sair pedalando. Mas estava cansado e o aeroporto ficava a 64 km da casa de Nickolay, onde me hospedei durante os dias que fiquei na cidade.

Cheguei em sua casa 6:45h. Tirei o rapaz da cama, nos apresentamos. Agradeci e  ele me colocou em um apartamento vizinho ao dele, onde mora sua mãe e irmã, que estavam viajando de férias, e descansei, ou melhor, desmaiei até as 13h.

Nickolay é fanático por bicicletas. Possui várias de diferentes modelos. Depois de ajudar a desempacotar a minha bike, fizemos um tour pelas principais atrações de Moscou. Era domingo. Pouco trânsito. O que deixou o passeio ainda mais gostoso.

Conheci os principais pontos turístico da cidade. Quando voltamos para casa, já eram 2h da manhã.

IMG_4347

Catedral de São Basílio, Praça Vermelha, Moscou, Russia.

IMG_4186

Catedral de São Basílio, Praça Vermelha, Moscou, Russia.

IMG_4192

Catedral de São Basílio, Praça Vermelha, Moscou, Russia.

IMG_4179

Praça Vermelha, Moscou, Russia.

IMG_4208

Catedral de Cristo Salvador, Mascou, Russia.

IMG_4199

Visão noturna do Kremlin ao lado do Rio Moscou.

Moscou possui mais de 15 milhões de habitantes e se revelou muito diferente do que imaginava. Quando se pensa em Russia, é inevitável, pelo menos para mim, pensar em frio, comunismo e é claro, vodka. Esperava uma cidade cinza, com frota automobilística velha, cheia de “Lada” (marca de carro). No entanto, cheguei com um calor de 30°C, céu azul. A cidade é repleta de parques, praças e lagos. Super arborizada! Incrivelmente verde!Limpa, organizada. Carros novos, prédios com lindas fachadas coloridas e se tratando de verão, muita, mas muita gente nas ruas. E meu amigo! Que mulherada linda!!! Coisa de louco! Fiquei com dor no pescoço e me apaixonei em cada esquina! Mãos, pés, cabelos bem tratados! Corpo esbelto e olhos maravilhosos. Uma combinação que de todos os lugares que andei só conheci no Brasilzão de meu Deus! Ao lado de vocês brasileiras, as russas passaram a ser as minhas prediletas. Ai, ai… como é bom sentir um perfume feminino novamente!

IMG_4231

Centro de Exibições, Moscou, Russia.

IMG_4242

Igreja Santíssima Trindade, Moscou, Russia.

Continuei meu passeio por Moscou me deliciando com o visual. Sempre de bike. Cheguei no domingo, e já na terça-feira, Nickolay e o pessoal da Kapibike, bicicletaria que me ofereceu todo o apoio que precisei, organizaram uma mini palestra onde tive o prazer de compartilhar meu estilo de viagem. Fiz uma rápida apresentação em power point e falei quase duas horas para 9 pessoas. Foi muito legal! A turma gostou e para mim, foi legal recapitular algumas histórias.

IMG_4273

Foto pós palestra na Kapibike bicicletaria.

IMG_4266

Palestra improvisada na Kapibike Bicicletaria, Moscou.

A Praça Vermelha é a principal atração da cidade. Lá encontra-se a Catedral de São Basílico, o Kremelin, o mausoléu de Lenin, o museu histórico, e um sofisticado shopping de compras. A Catedral Ortodoxa de São Basílico é o símbolo da cidade. Construída em 1561, é Patrimônio Mundial da Unesco e sua arquitetura é única! Não existe nada similar no país. Parece um castelo de contos de fadas. Lembrei da historinha de João e Maria e fiquei com uma vontade danada de comer um docinho.

O Kremlin, residência oficial do presidente a mais de 2.000 anos, é uma fortaleza que abriga também museus, galerias, praças, monumentos e exibe uma arquitetura interessantíssima. Imperdível!

O museu possui quase 2 milhões de objetos entre relíquias pré-históricas, obras de artes como quadros, esculturas e tudo o mais. A sua fachada é lindíssima!

O mausoléu abriga o corpo embalsamado do mais importante nome e fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS (1922-1991). Aqui cabe um estudo mais detalhado aos interessados na história. O corpo de Lenin (Vladimir Ilyitch Ulianov) 1870-1922 – ainda é visitado por milhares de Russos todos os dias. Lenin foi um líder que combateu a opressão popular da época e por isso é tão querido pela população.

IMG_4343

Eu entre Catedral de São Basílio e Kremlin, Praça Vermelha, Moscou, Russia.

IMG_4364

Vista do Kremlin, Moscou.

Na verdade Moscou é um museu a céu aberto. Prédios com lindas fachadas, parques, igrejas, monumentos. Visitei também um centro de exibições, o teatro Bolshoi entre outras atrações. Não dá para falar de tudo por que se não o post fica enorme e ninguém lê… kkk Foram 6 dias completos na cidade e conheci muita coisa legal!

Uma delas por exemplo, que vale a pena relatar, são as estações de metrô. São mais de 180 estações divididas em 12 linhas. São um luxo! Mais parece um hall de hotel 5 estrelas. Passei uma manhã inteira me “perdendo” e conhecendo algumas das mais interessantes. Em alfabeto cirílico, é impossível decorar os nomes das estações de primeira e com isso fica fácil se perder. Rapaz! É uma confusão danada! Existem tour especializados. Mas no final, achei que valeu a pena o passeio solitário. A ideia das construções das estações foi em homenagem aos trabalhadores  que ali transitam todos os dias.

Ainda me referindo ao cirílico, a Russia é um dos poucos países que conheci que não traduz os rótulos dos produtos industrializados para o inglês. Rapaz! Comprei bombons pela figura estampada no saquinho. Pensei que era crocante, mas era de maçã com castanha de caju. É impossível entender os cardápios também! E aqui, além de não falarem o inglês, parece que sou desprezado a cada lugar que chego dizendo “hello”. Em alguns lugares, simplesmente me dão as costas. kkk Mas sou insistente e fico ali até ser atendido. Em uma padaria, a mocinha me fez esperar por quase 5 minutos, parado em frente do caixa. A padaria estava vazia e ela fingia arrumar os pães. Quando olhava para mim, eu levantava a mão com o indicador para cima e dizia algo sorrindo. Na quinta vez ela resolveu me atender. Foi engraçado!

IMG_4306

Estação de metrô de Komsomolskaya, Moscou, Russia.

IMG_4292

Estação de metô de Elektrozavosdskaya, Moscou.

Ainda estou em fase de adaptação. Já comi algumas coisas interessantes como bisteca de porco, kebab, algumas saladas, tortas e outros quitutes mais. Em breve dou mais detalhes. No dia do meu aniversário, fiz algo que há 7 meses não fazia. Comprei um baita filé e fiz acebolado! 575 gramas e 3 cebolas em rodelas! Comi tudo, ainda querendo mais! kkkk Me desculpe os que são, mas eu não aguentava mais ser vegetariano!

11 comentários em “Moscou: Apaixonei!

  1. ofabioalmeida disse:

    Muito bom, Aurélio. Após tudo que experimentou na Índia, isso parece umas férias. Aproveite!

  2. valeria disse:

    Lindo!!!!!!!!!!

  3. Tudo lindo!! Muito legal, bjs.!!!

  4. nonatanuri@hotmail.com disse:

    Que lugar maravilhoso. A mãe falou que quer conhecer essas belezas tambem, e eu vou de carona. Enviei o seu cartão do Itaú ontem , despois envio . Saudade. Bjs.

  5. Maria Sílvia disse:

    Caramba!! Eu já tinha muita vontade de ir praí, agora mais, muito mais…!!!
    Beijo, se cuida!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s