O risco é proporcional a intensidade que você escolhe viver!

Eu fico com a pureza da resposta das crianças... É a vida, é bonita e é bonita!

Eu fico com a pureza da resposta das crianças… É a vida, é bonita e é bonita!

Esse foi o momento mais difícil da minha grande aventura de viajar de bicicleta mundo afora. Por um instante passou pela minha cabeça: _ Vou morrer e não vai dar para fazer nada! Ironicamente, a minha bicicleta estava desmontada e protegida ainda dentro da caixa.

Eu sou responsável, reconheço e assumo o risco de uma grande aventura como a minha! Tudo pode acontecer… Posso errar, uma fatalidade ou tragédia pode ocorrer… Mas também pode ocorrer terremoto na Califórnia! Tsunami no Japão! Ataque terrorista em Paris! Avião cair, bala perdida no Rio! Assalto seguido de morte em São Paulo! Carro desgovernado, briga de torcida… descarga elétrica amigo! Botijão de gás! Dá um treco, e de uma hora para outra você “viaja” antes do combinado! Está certo que o meu risco é maior do que a maioria das pessoas… evidente… mais o risco é proporcional a intensidade que você vive… e eu estou seguro, pelo menos no momento atual da minha vida, que estou vivendo na intensidade que escolhi. E cada um escolhe a sua… na boa, a intensidade muda de acordo com a fase que você está.

Como disse em outra ocasião, acredito ser lúcido o suficiente para gerenciar os riscos da melhor maneira possível! Não caí nessa aventura de paraquedas! Tenho conhecimento em preparação física e minha profissão exige no mínimo um conhecimento básico sobre nutrição. Tenho treinamento de primeiros socorros (embora sei que em muitos casos não consigo aplicar em mim, mas consigo estabelecer prioridades em situações de apuro), estudei os sintomas das doenças mais comuns em que estou mais vulnerável, trago medicamentos com bulas, tenho contato direto com meu amigo e médico André Moro, que está sempre esperto e disposto a ajudar, tenho seguro de saúde. Tomei todos os tipos de vacinas disponíveis no Brasil antes de viajar, estudo sempre que possível as previsões do tempo e vento, tenho pílulas para purificar água. Consigo solucionar boa parte dos problemas que a bicicleta pode apresentar… carrego comida… faço pesquisas na internet para saber tudo que julgo necessário… só para citar alguns exemplos! O risco existe! Mas eu trabalho forte para minimizá-lo! Esse é a função de um bom aventureiro!  Não é porra-louquice! Eu não gosto de falar muito de mim, e os mais próximos sabem muito bem disso, e pode até parecer que estou dando uma de bom e que nada vai acontecer… não é nada disso! Só estou dizendo que coloco muita energia no que estou fazendo! É o papel de todo bom advogado, médico, engenheiro, professor e etc! De aventureiro também! É trabalho! Um trabalho que faço com TESÃO!

Quanto a viajar de bicicleta, fico melhor cada dia que passa! E também é assim com médico, advogado, engenheiro e professor…  O dia-a-dia oferece uma gama de acontecimentos que somados, muitas vezes, tornam as tomadas de decisões mais claras e seguras e as tarefas cada vez mais fáceis de serem executadas. Isso é experiência! Não cai do céu! Já pedalei em muitos lugares inóspitos, e já faz um bocado de tempo que estou na estrada… Tenho consciência  que essa experiência não me assegura nada! Erros, distrações, cansaço, tragédias, acidentes! Pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar! Não estou certo se morar nas grandes cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro é mais seguro do que viajar de bicicleta, por exemplo! Eu não quero dramatizar o assunto! Na grande maioria dos casos eu me sinto mais seguro na estrada. Uma estrada ou outra é mais perigosa, mas geralmente escolho o trajeto mais tranquilo.

Outro dia uma amiga perguntou se tenho medo? É claro que sim! No entanto, respondi, quanto mais me sinto preparado, mais seguro eu me sinto para enfrentá-lo! A experiência e o conhecimento nos alimenta de coragem, que somados ao tamanho do seu desejo, não há medo que te segura! Com tudo isso, a cada dia que passa, além de estar cada vez mais perto de casa, me sinto mais preparado!

A minha missão de voluntário neste triste episódio chegou ao fim! Fiz o que pude e estou muito satisfeito com o que fiz. Ajudar fez bem para mim! A sorte de sair vivo dessa tragédia, e a oportunidade de ajudar esse povo que muito admiro, foi uma grande experiência de vida que contribuiu para muitos aprendizados , mas que sobre tudo, me fez ainda mais humano!

Obrigado pelo apoio de todos os que participaram do vídeo ou de qualquer outro tipo de manifestação, desde um “curtir” no face, um comentário no blog, ou até mesmo mandando energias positivas em pensamento! Realmente fiquei feliz e emocionado e com a renovação de uma certeza que já tinha:  Sim, vou seguir em frente!  Agora, mais forte do que nunca!

Crianças me saudando com um NAMASTÊ - O ser que habita meu coração saúda o ser que habita o seu coração

Crianças me saudando com um NAMASTÊ – O ser que habita meu coração saúda o ser que habita o seu coração

10 comentários em “O risco é proporcional a intensidade que você escolhe viver!

  1. Cynthia disse:

    Isso ai, Tato! Tamo junto!! Bjs

  2. André disse:

    Tá certo Aurélio, se bem que você tem a coragem de uns 10 caras, mas tudo bem. Conte sempre comigo, bom ouvir sua voz hoje. Tia Nona e tio Pedrinho podem ficar tranquilos. Bjo.

  3. Sueli disse:

    É isso aí? Vamo que vamo. Bjs

  4. Andrea disse:

    Pra frente sempre meu amigo… continue firme no seu propósito e tenha a certeza q muitas orações e muitas energias positivas te acompanham dia a dia. Que Deus ilumine teus caminhos e te proteja onde estiver. Bjs

  5. Maria Sílvia disse:

    NAMASTÊ!! Continue fazendo a sua parte tão bem feita, se preparando tanto, que continuaremos fazendo a nossa, torcendo e desejando seu sucesso!! Beijo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s