Entrei em uma gelada chamada Coréia do Sul.

Modernidade, tradição, boa comida e muito frio! Assim começa minha visita pelo 11° país do Projeto Da China Para Casa By Bike.

Minha viagem pela Coréia do Sul começa pela capita Seul, centro de um aglomerado de 22,7 milhões de pessoas, o segundo maior de toda Ásia. Estou no bairro de Myeong-dong, coração e um dos principais centros financeiros do país, que me fez lembrar a região central de São Paulo, com calçadões, prédios altos, lojas e muitos ambulantes.

Calçadão no bairro comercial de Myeong-dong. Seul - Coréia do Sul

Calçadão no bairro comercial de Myeong-dong. Seul – Coréia do Sul

Ambulante no bairro comercial de Myeong-dong. Seul - Coréia do Sul

Ambulante no bairro comercial de Myeong-dong. Seul – Coréia do Sul

Conhecida como a capital do celular, Seul é considerada a cidade mais plugada do planeta e o maior laboratório global da web com 90% da população conectada à internet. A modernidade e agitação tecnológica, com outdoors eletrônicos, o trânsito carregado, e muita gente apressada nas ruas, contrastam com a tradição e a tranquilidade dos Palácios históricos, praças e monumentos espalhados pela cidade.

O Gyeongbokgung, Deoksugung, Changdeokgung, Changgyeonggung são os principais palácios da capital, todos com uma arquitetura muito similar. O primeiro é o mais importante e antigo, sede do Museu Nacional do Palácio, com artefatos dos reis coreanos. O Changdeokgung é conhecido pelo seu tranquilo Jardim Secreto. O combo para conhecer os 4 Palácios custa 9.000 won, cerca de US$ 9.

Palácio Gyeongbokgung. Seul, Coréia do Sul.

Palácio Gyeongbokgung. Seul, Coréia do Sul.

 

Jardim secreto do Palácio Changdeokgung. Seul - Coréia do Sul

Jardim secreto do Palácio Changdeokgung. Seul – Coréia do Sul

A Torre de Seul é um dos lugares mais visitados da capital. Conhecida como Namsan Tower,  com 237 metros de altura, oferece vista de 360°, lojas de souvenir, quitutes e restaurantes. A subida pode ser feita de teleférico ou caminhando.

Namsan Tower. Seul, Coréia do Sul

Namsan Tower. Seul, Coréia do Sul

Seul a noite

Seul a noite vista da Namsan Tower

A gastronomia da Coréia do Sul é muito variada e quase tudo é apimentado. A base é sempre arroz ou noodls complementados com muita verdura, peixes, frutos do mar, carne de porco, frango e vaca e também o tofu. A marca registrada dos pratos coreanos sãos os banchans, que são os muitos acompanhamentos servidos com o prato principal. Os pratos mais tradicionais são o Bulgogi: carne marinada com shoyo, alho e semente de gergilim, servido com verduras; o Galbi ou Kalbi: uma espécie de churrasco picante de costela de porco ou vaca; e o bibimbap: que é uma mistura de arroz, vegetais e carne misturados e preparados em uma tigela.

Mini polvo e vegetais preparados na hora com muuuuiiita pimenta. Seul - Coréia do Sul

Mini polvo e vegetais preparados na hora com muuuuiiita pimenta. Seul – Coréia do Sul

Kalbi e vários banchans.

Kalbi e vários banchans.

Eu ainda tenho alguns dias em Seul, pois apliquei o visto para o meu próximo destino e estou esperando meu passaporte. A minha ideia é seguir pedalando até Busan, no sul do país e depois conhecer a ilha de Jeju, um dos principais destinos turísticos da Coréia. Devo começar a pedalar no sábado. A temperatura por aqui está perto ou abaixo de 0°C, e já choveu, fez sol e ficou nublado. Assim como na Noruega, vou enfrentar mais uma vez a difícil sensação de pedalar no frio.

 

 

4 comentários em “Entrei em uma gelada chamada Coréia do Sul.

  1. Cynthia disse:

    Oi Tato,
    Já estou morrendo de saudade!
    Adorei conhecer mais sobre a coréia!!
    Parece um pais mto interessante!
    Beijos

  2. nonatanuri@hotmail.com disse:

    muito lindo esse jardim secreto vc E demais bjs saudade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s