Ahhh… e quando chove? Nada de “Aureliar”, hein!!!

Uma das poucas vezes que tive coragem de tirar a máquina fotográfica do alforje. Dá-lhe chuva!!

Uma das poucas vezes que tive coragem de tirar a máquina fotográfica do alforje. Dá-lhe chuva!!

Muita gente tem curiosidade em saber como é viajar de bicicleta com chuva. Então sobe na garupa aí que vou explicar!

Choveu e ventou muito na última semana. Na boa, em 7 dias de pedal apenas duas manhãs com sol! De resto, garoa, chuva moderada, pé d´água! Sempre molhado!

Quando está calor é uma coisa, mas quando está frio a coisa muda de figura!

A primeira providência a ser tomada quando chove e está frio é com a vestimenta. Ficar molhado e exposto ao frio pode comprometer a viagem seriamente e é por isso que uso roupas impermeáveis. Da cabeça aos pés, tudo coberto! Assim, a temperatura corporal mantem o corpo aquecido… o problema começa a surgir com o suor. Depois de algum tempo pedalando a transpiração é inevitável e se é possível não permitir que a água da chuva penetre, é inevitável evitar o suor. Para amenizar a sensação de frio, visto uma camada de roupa conhecida como “primeira pele”, que é feita de um tecido sintético que mesmo molhado, mantém a temperatura corporal, mesmo porque, a próxima camada de roupa, geralmente de fleece ou lã, retem o calor que vem do corpo e isola o frio que vem de fora… E só então visto a roupa impermeável e contra vento. Assim sigo confortável, sem frio, até que meu corpo resfrie novamente… Geralmente isso acontece quando paro para descansar… O corpo esfria, a roupa gela rapidamente e a única coisa a fazer é trocar a primeira pele ou voltar a esquentar o corpo pedalando!

Geralmente na noite anterior faço uma pesquisa na internet para saber se vai chover, que horas ela está prevista e em que intensidade. Então já deixo tudo preparado e organizado. O problema maior em se pedalar na chuva é quanto a segurança, já que o asfalto fica mais escorregadio e a visibilidade dos carros diminuem. Todo molhado e com luvas fica difícil fazer fotos e geralmente pedalo mais forte para se livrar dessa situação o mais rápido possível. O foco de um dia de muita chuva é conseguir um abrigo e terminar o pedal o mais rápido possível!

A  coisa pode piorar um pouco se tiver que acampar. Até montar a barraca tudo bem, já estou molhado mesmo!!! Aí tem que trazer os alforjes (molhados) para dentro da barraca, tirar a roupa molhada, colocar a roupa seca com cuidado para não molhar… pois tudo está molhado! E onde colocar as roupas para secar? As mais importantes como o fleece e a primeira pele vão para dentro do saco de dormir comigo… a temperatura corporal ajuda a secar… Aí a aguá escorre das roupas impermeáveis e o chão da barraca começa a ficar alagado… Uso qualquer pano para secar, ou mesmo alguma peça de roupa. Pô! Mais eu estou com fome! Então com tudo organizado dentro da barraca começo a preparar algo pra comer…

Seco, barriga cheia, confortável dentro do saco de dormir, eu que não vou sair daqui para fazer xixi, então uso uma garrafa pet (de boca larga, já que propaganda nunca é demais, kkkk) e durmo pensando: Putz!!! Vou ter que guardar a barraca toda molhada dentro do alforje pela manhã! Mas fazer o quê? Na boa! É claro que eu prefiro pedalar com tempo bom… e muitas vezes nem tô aí quando pego chuva no caminho! Mas confesso que começar o pedal quando está chovendo… ahhh isso eu detesto!!!!

Acampamento em Ianthe Lake - Nova Zelândia

Acampamento em Ianthe Lake – Nova Zelândia

E sabe o que é o pior de tudo isso? É que alguns amigos do clube de cicloturismo do Brasil criaram o verbo “Aureliar”, referindo-se a minha falta de vontade de pedalar quando esta chovendo! Pura injustiça!!!

 

Proibido pedalar com chuva! kkkkk

Proibido pedalar com chuva! kkkkk

 

 

 

8 comentários em “Ahhh… e quando chove? Nada de “Aureliar”, hein!!!

  1. Cynthia disse:

    Putzzzz coloca um ovo para Sta Clara!!! Bjs e saudade

  2. Sueli disse:

    Neste momento desço da garupa e vou pro hotel kkkk!

  3. Nice Ges disse:

    NOSSA QUANTA CORAGEM RAPAZ, EU TIRO MEU CHAPÉU PRA VOCE, DEVE SER INCRIVEL CURTIR TUDO ISSO MAS DEVE DAR UM TRABALHO TREMENDO, CLARO SEM SACRIFICIO NADA SE CONSEGUE NÃO É MESMO? SUA DETERMINAÇÃO É MARCANTE E SEU BOM HUMOR FANTÁSTICO PARABÉNS CONTINUO VIAJANDO COM VOCE. Date: Wed, 26 Nov 2014 00:14:52 +0000 To: savannahsud@hotmail.com

  4. Ronny disse:

    Hi Aurelio,
    you can do it. After rain always comes the sun again!😉
    Your German friend, Ronny The Penguin

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s