Dim Sum – Petisco Chinês

Dim Sum

Dim Sum

A principal razão que me levou a escolher o Sudeste Asiático como destino da minha cicloviagem foi a gastronomia. Com um cronograma mais flexível se comparado com a viagem da Noruega, vou atrás das melhores oportunidades de se infiltrar na cultura local através da comida. Em Hong Kong, onde inicio a viagem, meu desafio gastronômico é provar os deliciosos Dim Sum da cidade.

O Dim sum são pasteizinhos fritos ou cozidos no vapor, com diferentes recheios, servidos em pequenas porções em cestos de bambu ou travessas de porcelanas. A massa é feita de farinha ou amido de trigo, milho ou batata. Os recheios são de legumes, peixe, porco, frango com porco, pato com porco, frutos do mar com frango e por aí vai! As porções são sempre acompanhadas de chá, na maioria vermelho ou de jasmim.

O Dim Sum é para o chinês, o que a tapa é para o espanhol, o antepasto é para o italiano, ou o petisco é para o brasileiro. O Dim sum surgiu na China na época da seda, entre os séculos IX e X. Cansados, os mercadores que trabalhavam na Rota da Seda paravam em Casas de Chá para se recomporem. Os proprietários dos estabelecimentos logo ofereciam a iguaria como cortesia, agradecendo a preferência. Daí vem o nome Dim Sum, que traduzido significa “tocar o coração”.

Um comentário em “Dim Sum – Petisco Chinês

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s