Arquipélago de Lofoten II

Lofoten


Com 1.227 km² de superfície total, rodeado pelas águas geladas do Mar da Noruega, na costa noroeste, o Arquipélago das Lofoten é um conjunto de ilhas de rochas vulcânicas escarpadas, que parecem brotar do fundo do mar e que se estendem ao longo de 300 km, formando um acolhedor golfo com a linha continental da costa.
Conhecido por sua excepcional beleza natural, permanece como um dos últimos e mais antigos redutos de pesca do bacalhau em todo o mundo, onde a presença desse habitante dos mares gélidos do Hemisfério Norte permanece abundante (os estoques de bacalhau dos mares do Canadá, Groenlândia e Islândia estão muito baixos). Há séculos, o bacalhau garante o sustento de famílias inteiras e a preservação de uma tradição milenar. Os poucos mais de 25 000 moradores, espalhados por dezenas de pequenas e bucólicas vilas, dedicam-se à pesca, ao processamento e à exportação do pescado fresco, seco, salgado e congelado, para mais de 200 países.
Em janeiro e fevereiro a temperatura média é de apenas -1°C, o que é quase calor para o ponto geográfico em que está. O verão propicia um bom cenário para o sol da meia-noite. A vila de Svolvær (na ilha de Austvågøy) tem 4.100 habitantes, é a principal e a mais cheia de turistas. Mais tranqüilo são outros vilarejos como Kabelvag (a 5 minutos de ônibus de Svolvær), Stamsund ou Å.
No mar de Lofoten está a maior barreira de corais do mundo em águas profundas (o Recife Røst, 40 km de comprimento) está situada à oeste de Røst uma vila com 617 habitantes (senso 2004).
A principal atração turística de Lofoten é sem dúvida a pesca de inverno cuja duração abrange os meses de janeiro a abril.

3 comentários em “Arquipélago de Lofoten II

  1. Lilian disse:

    Oi meu querido, te mandei um contato (pelo e-mail) de uma mocinha muito simpática que morou bastante tempo na Noruega. Espero que contribua para o grande desafio.
    Bjo.

  2. Mauricio disse:

    Fala amigo !!
    Parabéns pelo Blog. Cada dia que passa fica mais interessante. Estou ficando com vontade de viajar para a Noruega por causa das suas resenhas. Outro dia li uma frase e pensei em você…
    “O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino”. (Deepak Chopra)
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s