Hegemonia nos Jogos Olímpicos de Inverno

Isabel Clark - Turim 2006

A Noruega é especialista em Jogos Olímpicos de Inverno.Com 107 de ouro, 106 de prata, e 90 de bronze, o país ocupa a primeira posição no quadro de medalhas, seguidos por EUA com 87 de ouro, 95 de prata, 71 bronze; União Soviética com 78 de ouro, 57 de prata e 59 de bronze; e Alemanha com 70 de ouro, 72 de prata e 48 de bronze.
Os noruegueses ganharam mais medalhas de ouro neste tipo de competição do que nos Jogos Olímpicos de Verão. Com a exceção da Olimpíada de Calgary em 1988, o país ganhou medalhas de ouro em todas as outras competições. Na Olímpiada de Salt Lake City em 2002, a Noruega venceu 13 competições, estabelecendo sua melhor marca.
O biatlo é o esporte mais popular do país. A modalidade reúne esqui e tiro e foi criada na própria Noruega como treinamento para soldados. O esqui também é popular na Noruega, tanto que uma das ramificações do esporte é chamada esqui nórdico. Apenas neste esporte, o país arrebatou 30 medalhas de ouro em toda história olímpica de inverno.
A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1992. Sete atletas (6 homens e 1 mulher) disputaram as competições de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Albertville na França. Em 1994 e em 1998 o Brasil enviou apenas um atleta em cada edição, Lothar Christian Munder em 1994 e Marcelo Apovian em 1998.
O nono lugar de Isabel Clark no snowboard nos Jogos Olímpicos de 2006 é o melhor resultado brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s