Especialidades Culinárias

A Noruega é conhecida pelos seus excelentes produtos crus, em especial pelo peixe. É possível encontrar salmão defumado, gravlaks (salmão curado) e truta na maioria dos restaurantes, mas também se pode apreciar peixe branco acabado de pescar, como, por exemplo, bacalhau, peixe-anjo e alabote. Também o arenque e o marisco são muito populares. O camarão é uma iguaria bastante apreciada.
As carnes que se destacam são as de rena, alce, cervo ou tetraz, uma espécie de galiformes que habita exclusivamente o hemisfério norte.
Outra especialidade norueguesa é o queijo de leite de cabra preparado de uma forma especial (brunost). Este queijo castanho e doce não é muito conhecido fora da Noruega, mas é adorado pelos noruegueses de todas as idades. A carne curada ou seca (spekemat), sob a forma de presunto e salsichas secas, é uma comida popular na Noruega durante o Verão. O Spekemat serve-se, em geral, com pão tostado muito fino (mais uma especialidade norueguesa), natas azedas e ovos mexidos.
Nos anos mais recentes, vários chefes de cozinha noruegueses ganharam prémios internacionais em concursos de culinária de grande prestígio. Ajudaram a elevar os padrões dos restaurantes noruegueses e a desenvolver uma cozinha moderna com base em produtos tradicionais noruegueses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s